mecânica - prática 5 |
|
Rodas Centragem de roda é uma arte e ao mesmo tempo uma terapia. Talvez seja dos momentos mais gratos da feitura da manutenção e mecânica da bicicleta. Como toda arte requer aprendizado, treinamento, concentração e paciência, e quando bem feita dá grande prazer tanto pelo trabalho quanto pela diferença que trará ao rodar da bicicleta. Para realizar o trabalho você necessitará pelo menos de uma chave de niples, que com certeza tenha boa qualidade e de preferência seja uma que tenha várias medidas juntas. Em bicicletas de qualidade os niples costumam ter uma medida só, o que não acontece com a maioria das bicicletas básicas onde é muito comum encontrar várias medidas de niples numa mesma roda. Como ferramenta referencial para a centragem o ideal é ter um centrador. Eu e grande parte das bicicletarias mais simples usam centradores feitos em casa, o que não é muito complicado, mas existem centradores prontos para vender. O mesmo acontece com a ferramenta para medir guarda-chuva, ou dar precisão lateral ao centro da roda. A alternativa pode ser usar o próprio quadro e garfo para centrar a roda. Com palito de sorvete e elásticos é possível fazer o referencial de alinhamento radial e com as sapatas o lateral.
Para quem não tem prática a recomendação é que vá fazendo o trabalho por etapas e pare para uma conversa, lanche, cafezinho ou que quer que seja antes de retomar o trabalho. Mesmo quando temos prática estas paradas são essenciais para limpar os pensamentos e aguçar a percepção.
|
centragem de roda |
Descobrindo a roda
Sobre os cubos
Sobre aros
Sobre raios e niples
Como funciona uma roda: Aro, cubo, raios, niples e a tensão da roda
|
como trabalhar uma roda |
O que é necessário:
Um aro está fora de centro quando:
1) Há uma variação radial
Dicas de procedimento para centrar uma roda:
Utilizando um centrador de rodas ou um referencial:
|
aprendendo a centrar uma roda |
Antes de começar o trabalho descubra o que acontece com o alinhamento do aro quando você aperta ou solta um niple ou um conjunto de niples. Esta recomendação vale até para quem tem experiência. Para quem não tem experiência o ideal é que brinque um pouco de apertar e soltar os niples com uma roda dianteira, como recomendamos abaixo. Ou mesmo pratique montando uma nova roda dianteira completa que tenha todos componentes idênticos a uma roda que já esteja bem montada. Olhe e copie.
Aviso: Não utilize na bicicleta uma roda que foi usada para aprendizado.
O alinhamento e o niple:
trabalhando os niples
Detalhe importante:
Para estressar uma roda há duas formas: 1) deite a roda no chão apoiando o eixo num pano ou pedaço de madeira. Segure a roda pelos lados opostos e force-a um pouco contra o chão. Não é necessária grande força, apenas um suave tranco. Você ouvirá um estralar dos raios. Vá girando a roda e repetindo os suaves trancos. Quando parar de estralar a roda está estressada e pronta para mais uma etapa de alinhamento ou para ser usada. 2) segure com as mãos pares de raios paralelos, dos dois lados da roda, e aperte-os. Repita a operação em todos os raios da roda até parar de ouvir os niples estralando.
Pode acontecer que você chegue a uma situação onde um niple não aperta mais. A solução é deixar este niple da forma que está e compensar a tensão necessária com o niple par ou com os niples vizinhos. Enfim, distribua a tensão.
|
dicas práticas no alinhamento do aro |
Pensar em conjuntos de raios: Centrar uma roda recém enraiada e ainda solta: Centrar uma roda que tem seus raios tensos, mas está fora de centro: |
aros amassados |
Dependendo o tamanho e forma do amassado é possível recuperar um aro. A maioria dos amassados acontece por causa de baixa pressão no pneu. Quando a roda passa por um buraco ou obstáculo o pneu deforma completamente e a pancada chega ao aro. Por isso é que recomendamos que se use pneus e câmaras de qualidade, que dificilmente perdem pressão e que são menos suscetíveis a furos. É sempre uma pena perder um aro! Principalmente por negligência do ciclista. Ferramentas necessárias
Como desamassar? básico para qualquer caso: Pequenos amassados laterais:
Grandes amassados, onde há uma boa deformação lateral e radial:
|
alinhamento rápido de emergência |
O primeiro passo é descobrir o tamanho do estrago:
Importante: Na maioria dos casos não é necessário retirar o pneu, nem mudar sua pressão. Segundo passo: preparar a bicicleta para o conserto
Terceiro passo: estudando o que vai fazer
Nota: a chave de niple tem várias medidas e sempre deve ser usada somente a que se encaixa sem folga no niple; Se o aro estiver muito desalinhado:
Nestes casos é importante tomar consciência que a roda está fraca e que se deve pedalar e conduzir a bicicleta com muita delicadeza.
|
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site » |