capítulo 7. corpo |
"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé". A cultura do corpo e da aparência Faz parte de nós cultuar o corpo, a aparência e o vestuário. O que diferencia nosso tempo de épocas passadas é a qualidade, quantidade e disponibilidade de informações sobre como cuidar corretamente de nosso corpo e satisfazer as vaidades ou necessidades. Muita informação pode ser, ao mesmo tempo, uma vantagem e um perigo. Provavelmente o maior erro de nosso tempo é a cobrança desmedida para que se atenda a padrões de beleza e comportamento, quase sempre irreais para a maioria. Cabe ao discernimento de cada um saber o que vale a pena e o que não passa de ilusão comercial.
A Escola de Bicicleta acredita que todas as questões relativas à nossa vida individual, em especial à vida do ciclista, passam pela educação básica, para construir alicerces sólidos de uma vida mais consistente e feliz.
A segurança e a integridade física do ciclista estão diretamente relacionadas aos cuidados com o corpo, roupas, vestuário e acessórios. Quem é o ciclista?
Alguém meio sujo, suado e vestido com roupas coladas? Um esportista privilegiado que é muito forte para pedalar sua bicicleta pelas ruas? Um pobre que não tem outra opção de transporte? O cara que chega fedido no trabalho?
Todas as perguntas acima não têm sentido. A única coisa importante nesta vida é ser sadio, feliz, aberto para o que a vida nos oferece. Parecer estranho, estar suado, pobre ou rico, de automóvel, roupa bem passada, cheiroso, parecer normal - ser de tudo um pouco, ter liberdade de escolha e sensatez de opção para o momento. Simples!
O que importa de fato é ter mente e corpo equilibrado; o único caminho para a felicidade, o objetivo final do ser humano e da humanidade. E a bicicleta ajuda muito neste caminho porque traz muitos benefícios para o corpo e mente, mesmo que haja alguns pequenos inconvenientes óbvios. Óbvios, mas possíveis de serem minorados. É disto que vamos tratar aqui.
|
De maneira muito primária podemos dizer que nosso corpo é formado basicamente por duas faces: a externa e a interna.
Para conseguir o equilíbrio do corpo é necessário cuidar tanto do equilíbrio externo como do interno.
Musculatura e alongamento Antes de alongar faça um leve aquecimento na musculatura do corpo, andando, pedalando ou movimentando-se de maneira leve e suave. Para que alongar-se ?
Quando alongar-se?
O que é alongamento?
Tipos de alongamento
Uma correta respiração - calma e prolongada - é extremamente importante para um bom alongamento. Nunca prenda a respiração durante o alongamento. Massagem O nosso corpo tem, muito basicamente, três camadas que podem ser massageadas: pele, musculatura superficial e musculatura profunda. É possível conseguir um bom nível de relaxamento geral simplesmente apalpando o próprio corpo, mas o ideal é que se busque um conhecimento mínimo de como são e onde estão os principais músculos do corpo e quais os movimentos mais adequados para massageá-los. Há diversas técnicas de massagem, algumas muito simples de aplicar. Uma boa livraria terá várias opções sobre o assunto. Divirta-se e descubra seu corpo. Ou do outro. Auto massagem Massageie uma área do corpo por vez.
Outras opções
|
Percebendo as necessidades de seu corpo:
Normalmente não prestamos atenção às reações do nosso próprio corpo. Prestando mais atenção, geralmente conseguimos algumas respostas para os males que nos afligem, quando pedalamos.
Alguns pontos para pensar:
|
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site » |