capítulo 19. o cliente e a bicicletaria |
Bicicletaria é muito mais que a loja que vende ou conserta bicicletas Bicicletaria é o local onde se encontram peças, acessórios, roupas próprias, capacetes, luvas, sapatilhas; e onde se efetuam montagem, ajuste, conserto. É lá que é gerada informação, estímulo, fofocas, e fica claro quem é quem. É um lugar especial onde está vivo um pouco do conhecimento sobre o mundo da bicicleta. É na bicicletaria que se estabelece uma das primeiras magias na vida de muita criança: ganhar seu próprio veículo. Poucos negócios contam com um encanto tão forte. Não importa muito qual seja o uso que se faça da bicicleta, é na bicicletaria que está o sonho e a realidade, a chance de realizar algo mais divertido, sadio, que oferece uma alternativa - a possibilidade de liberdade: pedalar.
Pelo lado prático, é a bicicletaria quem sustenta todo o negócio da bicicleta. Sem ela não existiria marca, nome, paixão; nem fabricantes, distribuidores, vendedores, marketing, projetistas, propaganda, promoções, passeios, cursos, competições, rixas, disputas, amor, sonho, raiva, inveja, vitórias, derrotados, amigos e até mesmo os "inimigos".
Bicicletaria é o ponto de equilíbrio de todo universo da bicicleta Mas o que importa isto tudo se o que vale mesmo é pedalar? Será possível ser um bom ciclista sem ter uma boa equipe por trás? Pode até parecer, mas é praticamente impossível. Da mesma forma é praticamente impossível se transformar em alguém que pedale com um mínimo de qualidade, conforto e segurança sem ter por trás uma boa bicicletaria. Importância estratégica É crucial apoiar as bicicletarias que prestam bons serviços, são pautadas pela honestidade, limpas, e principalmente aquelas que têm equipe apaixonada pelo que faz. É necessário fazer delas bom uso e exigir qualidade. Vivenciar o clima de uma bicicletaria é a maneira mais simples de buscar segurança e conforto no uso da bicicleta. Indiretamente e sem esforço quem apóia a boa bicicletaria está ajudando a melhorar a qualidade de vida de todos, e ajudando a construir uma cidade mais justa e humana.
É muito grande o alcance dos benefícios sociais gerados pela bicicleta, e é na bicicletaria que as pessoas são estimuladas a experimentar algo diferente ao transporte motorizado. Quem aprende a usar a bicicleta corretamente acaba sendo levado a um questionamento sobre o nosso modo de vida atual, baseado no motorizado.
"Pense globalmente, pedale localmente". Direito do Consumidor
Nunca se esqueça que há um Código do Consumidor e que se necessário deve ser usado. Funciona de fato. No site
http://www.idec.org.br é possível encontrar apoio para eventuais problemas que possam ocorrer.
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Somos uma sociedade que tem como base trocas e negociações. A vida é muito mais fácil de ser levada por quem sabe comprar e vender. Ser cliente significa saber vender bem suas necessidades para poder receber (comprar) o que realmente necessita. A grande maioria não sabe ser cliente, é o que dizem os bons vendedores. Exemplos é que não faltam: Quantas coisas você já comprou inutilmente? Você tem medo de "atrapalhar" a vida do vendedor? Tem um imenso prazer em gastar dinheiro? Gosta de negociar até tirar a pele do vendedor? Qual seu ponto fraco? Qual seu ponto forte? Etc... Normalmente há uma grande diferença entre o que somos de fato e o que acreditamos ser. Quanto menor for esta diferença de percepção melhor. A isto chamamos de maturidade. Não é diferente com este papel social chamado "ser cliente". Ninguém nasce sabendo; aprende-se pela vida. Melhor ainda se houver alguma orientação. Realizar um bom negócio é uma questão de equilibrar a balança de custo / benefício. É lógico que quanto mais benefício e menor custo melhor, mas sempre há limites. Desequilibrar completamente a balança para seu lado pode não ser bom negócio. Esfolar o outro sempre cria a possibilidade de que custos embutidos ou invisíveis cheguem mais tarde com juros e correção. Tapear o outro não leva a lugar nenhum. Bom mesmo é ter sempre o fator limite e honestidade como fiel da balança. As dicas aqui apresentadas servem tanto para comprar como para negociar serviços, qualquer que seja ele: Quem é quem?
Comunicação entre as partes
Quem é o responsável?
Comprador
Para não esquecer: um bom comprador faz o vendedor falar o que ele não quer. Vendedor
Negociação
Fechar negócio
Garantia e consertos
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Definição de uma bicicletaria que vale a pena em 10 pontos: 1. todos na bicicletaria devem saber o que é uma bicicleta e o que é o universo que gira em torno dela; 2. organização, limpeza; 3. educação, respeito, paciência; 4. ferramentas em boas condições e limpas; 5. boa apresentação; 6. qualidade, qualidade, qualidade; 7. teste de toda bicicleta que sai da oficina antes de entregar ao cliente; 8. reconhecimento dos erros cometidos e responsabilidade pela correção; 9. de preferência, ter tradição no ramo; 10. permitir ao cliente realizar um pequeno teste na bicicleta antes de fechar negócio.
HONESTIDADE! Absolutamente nada dá melhores resultados que a honestidade.
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A bicicletaria que peca pela qualidade:
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Há muita bicicletaria que funciona movida somente pela paixão do proprietário. A cara da bicicletaria não é muito legal, há uma certa desorganização, um ar de improvisação, mas o proprietário é apaixonado pela bicicleta e seu universo e trata de fazer tudo com muito carinho e respeito. |
Algumas variações de quebra-galho e como usá-las da melhor maneira possível:
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Qualidades do proprietário:
"O bom proprietário mantém constantemente os olhos sobre o próprio negócio" Sobre o objetivo de uma bicicletaria:
Sobre os princípios do negócio:
Sobre o convívio com o cliente:
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