A Cidade Dá Pedal ® |
A utilização de bicicletas como modo de transporte e lazer Planejamento para áreas urbanas e entôrno
53% para transporte 29% para uso infantil 18% para lazer e esporte
(Fonte: ABRACICLO)
|
justificativa |
Os benefícios do uso da bicicleta Para o usuário:
Para a sociedade:
Para a Administração Pública:
- pedestres, crianças, idosos - cadeirantes - skates, patins
- outros
|
objetivo |
Nossa proposta tem como objetivo:
|
metodologia |
Partimos de quatro aspectos distintos: 1. conhecimento e respeito do que já existe na estrutura viária da cidade, 2. direitos e deveres do ciclista e o lugar da bicicleta no sistema viário, 3. o papel da bicicleta no sistema de transporte e sua integração, 4. a bicicleta relacionada à qualidade de vida individual e coletiva. A partir da análise destes aspectos, propomos o ambiente cicloviário mais viável para a cidade.
O sistema cicloviário é um conjunto de ações simples, realistas, que respeitam o pré-existente, organizam a cidade e facilitam o uso da bicicleta, através de vias compatilhadas, ciclo-faixas, ciclovias e sinalização adequada.
|
estratégia operacional |
1. levantamento da frota de ciclistas, bicicletas, sua utilização e desenvolvimento de uma lista de prioridades para atuação. 2. realização de um levantamento viário, urbano e social com diagnóstico detalhado para definirmos, em conjunto com os técnicos locais, o projeto final, níveis de intervenções, custos envolvidos, cronogramas de obras e implantação. 3. paralelamente ao diagnóstico da situação, desenvolvemos e ministramos cursos sobre gestão de planejamento cicloviário, segurança no trânsito e educação para ciclistas e outros envolvidos.
4. desenvolvemos também estudos de comunicação, de forma a maximizar a divulgação do projeto para a comunidade, com a utilização das diversas mídias disponíveis e viáveis, cumprindo, ao mesmo tempo, uma função educativa.
|
atividades |
|
projeto executivo |
|
projeto de educação para os ciclistas |
|
treinamento de pessoal técnico |
|
retorno aos patrocinadores |
|
equipe de trabalho |
Arturo Alcorta
Usuário da bicicleta como modo de transporte há 30 anos.
Luiz Dränger Engenheiro pós graduado em marketing, com passagem por diversas emprêsas de porte, administrador e consultor de marketing e profundo conhecedor do mercado de bicicletas no Brasil, também usuário de bicicleta como modo de transporte. Fernando Gutierres (colaborador) Arquiteto e urbanista especializado na área de trânsito, programação visual e sinalização; trabalhou na Dersa e DER na área de segurança rodoviária e no desenvolvimento de campanhas educativas.
A equipe da Escola de Bicicleta é formada de monitores-ciclistas que pedalam diariamente no trânsito das cidades .
|
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site » |