www.escoladebicicleta.com.br
mecânica - prática 8
 

   » contato

   » página de entrada
 

 
Ajustes específicos

  • Pneus a câmaras de ar

    Desmontagem e montagem de pneu

    Remendo de câmaras de ar

    Calibragem recomendada

    Pneu cortado: como remendá-lo
     

  • pneus e câmaras de ar
     
     
    pneu furado

    necessário:

  • 3 espátulas

  • kit de remendo de câmara

  • câmara nova

  • bomba de pneu

    Bicicletas de boa qualidade vêm com câmaras que mantêm por muito tempo a pressão correta. Seus pneus são mais resistentes a furos, os aros não têm rebarbas e são vestidos com fitas que impedem niples ou raios de cortarem a câmara. Tudo isso faz com que a ocorrência de furo seja rara.
    Além disso, um conjunto aro / pneu de qualidade faz com que praticamente seja desnecessário o uso de espátulas para retirar o pneu.
    Mas mesmo assim, vamos imaginar que tenha ocorrido um furo. Para remendar a câmara faça o seguinte:

    antes de retirar a roda do quadro ou garfo, ou desmontar o pneu:

    1. procure localizar o objeto causador do furo;

    2. se necessário encha mais o pneu e passe a mão lenta e suavemente sobre a banda de rodagem para descobrir onde está o vazamento;

    3. faça uma marca onde ele se encontra;

    4. só então retire a roda do quadro ou garfo.

    desmontando o pneu

    5. esvazie por completo o ar da câmara;

    6. encaixe as duas primeiras espátulas embaixo do pneu, com uma distância de aproximadamente 10 centímetros entre elas;

    7. puxe-as ao mesmo tempo para fora, girando no sentido do centro da roda;

    8. segure-as encostadas nos raios com uma mão;

    9. encaixe com cuidado a terceira espátula no pneu e puxe para fora;

    10. repita a operação até que toda a lateral do pneu esteja desencaixada do aro;

    11. cuidado para não perder a referência da marca de onde o furo está.

    encontrar o furo

    12. retire a câmara para fora do pneu. Algumas vezes, não é necessário retirar o bico do aro para realizar o remendo;

    13. se o pneu esvaziou muito rápido, talvez seja possível notar o furo a olho nu;

    14. encha bem a câmara e passe a mão sobre ela até localizar o furo;

    15. faça uma marcação com uma caneta esferográfica onde está o furo. Esta marcação deve ser desenhada de modo que seja possível centralizar o remendo no local exato do furo e que ela não desapareça depois de lixar a câmara. Uma boa opção é fazer uma espécie de mira com um traço vertical e um horizontal cruzando exatamente sobre o furo.

    realizar o remendo

    16. com uma lixa média, lixe uma área no entorno do furo, maior do que a área que será ocupada pelo remendo;

    17. coloque pouca cola e espalhe bem por toda a área lixada. É um erro colocar muita cola porque isto fará o remendo soltar;

    18. deixe a cola secar por uns minutos;

    19. nunca coloque os dedos na área que recebeu cola;

    20. só retire a película protetora do remendo na hora de colá-lo na câmara;

    21. retire a película plástica do remendo, evitando tocar na área de contato do remendo;

    22. coloque o remendo centrado no furo e pressione;

    23. apóie a câmara em uma superfície regular, lisa e limpa, e esfregue com pressão sobre o remendo usando a bomba ou uma espátula;

    24. antes de remontar o pneu, encha a câmara para certificar-se que não há outro furo.

    remontar o pneu

    25. procure com os dedos por dentro de todo o pneu, se há algum objeto cortante que possa furar novamente a câmara. Se houver algo, retire;

    26. monte só uma das laterais do pneu no aro;

    27. a câmara deve ser colocada de volta no pneu com um pouco de ar para evitar que fique enrugada ou dobrada;

    28. encaixe o bico da câmara no aro e assente a câmara dentro do pneu;

    29. monte por completo o pneu no aro;

    30. certifique-se que ele está completamente dentro do aro nos dois lados;

    31. encha um pouco o pneu e certifique-se que ele se acomodou corretamente no aro;

    32. pneu de qualidade só assenta perfeitamente bem quando recebe um pouco de pressão;

    33. se tudo estiver em ordem, encha até chegar a pressão mínima indicada na lateral da banda do pneu;

    Evite encher um pneu murcho em calibrador automático de posto de gasolina. Se não tiver outra opção, baixe a pressão do aparelho para umas 15 libras, encha o pneu, certifique-se que está tudo bem, e só então coloque a pressão desejada.

    A Escola de Bicicleta recomenda não encher um pneu até a pressão máxima expressa na banda de rodagem. O ideal é não ultrapassar 90% da pressão máxima.

    pneu cortado

    necessário: um pedaço de jeans ou tecido de guarda chuva, cola de adesão (usada por sapateiros)

    consertar um corte

  • em caso de muita emergência, simplesmente procure uma embalagem de salgadinho, dobre e coloque no local do corte;

  • o melhor material para remendo é tecido de guarda chuva - que é relativamente fácil de encontrar no lixo;

  • um tecido de algodão forte como o jeans também funciona bem.

    como remendar o pneu?

  • recorte um pedaço de tecido que tenha boa sobra nas laterais do corte;

  • lixe a área do corte até sair uma camada fina de borracha;

  • passe cola de adesão em toda área que receberá o tecido e deixe secar;

  • passe cola de adesão no pedaço de tecido e deixe secar;

  • só após a secagem completa da cola, posicione bem o pedaço de tecido na área do pneu que recebeu cola e cole. Cola de adesão não permite reposicionamento;

  • se o corte for grande, por uma questão de segurança, cole uma segunda camada de tecido;

  • para finalizar, jogue um pouco de talco no local para que a câmara não cole no pneu.
     
  • ferramentas: níveis básico, amador e profissional »
    Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site »