www.escoladebicicleta.com.br
mecânica - prática 2
 

   » contato

   » página de entrada


  . ferramentas, na prática

  . encaixes, apertos etc

  . desmontar, montar...

  . resultado
 

 
Ações de um bom mecânico:
Quanto mais precisas e mecanizadas suas operações melhor.
Veja quais são os passos que dará, o material necessário disponível, seus gestos, os procedimentos e qual a expectativa de resultado a ser alcançado. Um bom profissional estuda e treina seus procedimentos.

Condição básica de trabalho:

  • máximo de limpeza e organização possível
  • preparar o ambiente
  • usar ferramentas corretas
  • uma operação por vez
  • cada coisa em seu lugar

    Em mecânica se dá um passo por vez. Há sempre uma seqüência lógica a ser seguida para o "desmontar e montar" e que está relacionado com a função que cada uma das peças ou componentes têm no funcionamento do todo.

    Para saber qual é a seqüência dos componentes, basta olhar o desenho técnico da peça, muitas vezes disponível na Internet. Seguindo a numeração dada pelo fabricante você tem a ordem correta.
     

  • ferramentas, na prática
     
  • As ferramentas devem ser mantidas sempre limpas e bem conservadas;

  • Devem ser posicionadas na ordem de uso, próximas das mãos, mas longe de qualquer esbarrão;

  • Devem ser colocadas na posição que serão pegas;

  • Após o uso deverão ser colocadas no mesmo lugar ou irão para um local de descarte (no caso de quebra ou desgaste excessivo da ferramenta);

  • Na hora de guardar, não misturar ferramentas, principalmente as grandes com as pequenas.

    Suas ações e gestos

  • encaixar bem a ferramenta
  • trabalhar em movimentos suaves
  • colocar força aos poucos
  • não usar brutalidade
  • fazer barulho ao utilizar uma ferramenta não é bom sinal

    Como encaixar uma ferramenta
    Todo parafuso, porca, trava, ou qualquer encaixe de ferramenta tem um eixo central e longitudinal. A ferramenta deve ser encaixada de forma a ser uma perfeita extensão deste eixo, independente do tipo de encaixe (Phillips, fenda, Allen torque, topo ou outras), apoio ou encaixe (porcas quadradas, sextavadas, dentadas ou outras).

    Qualquer encaixe sempre deve ser justo, perfeito, sem folgas, sem arranhões ou deformações.

  • Cada parafuso, porca, trava ou outros, tem sua ferramenta apropriada.
  • O encaixe tem que ser perfeito e completo, sem folgas.
  • Folgas no encaixe da ferramenta geralmente criam deformações no ponto de apoio para a ferramenta, o que prejudica futuras ações.
     
  • peças: encaixes, encostos e apertos
     
    Encaixe de rosca
    A maneira mais apropriada de iniciar o rosqueamento de um parafuso ou porca é com os dedos.
    Gire lenta e suavemente o parafuso ou porca no sentido inverso do rosqueamento (anti-horário) e sinta o fio de rosca se encaixar, e só então comece a rosquear. Quando a rosca é boa e bem encaixada você gira sem fazer força.

    Encaixe entre peças
    Qualquer peça é projetada para que as partes se encaixem com facilidade e de maneira lógica.
    Antes de prender ou rosquear sempre verifique se a posição entre as partes está correta e se faz sentido. Não force uma situação que possa danificar a peça.

    Encosto entre peças
    Encosto também pode ser pensado como se fosse um tipo de encaixe e da mesma forma tem que ser perfeito, pleno. Não deve ser desigual, ou seja, apoiar mais um lado do que outro. Certifique-se também da posição correta da peça antes da fixação final.

    Quanto maior a qualidade das peças, melhor os encaixes e encostos.
    Para se ter uma idéia, bicicletas básicas que tem qualidade, normalmente são fabricadas com variações de décimo de milímetro. As da categoria "amador", que ainda não são profissionais, trabalham com centésimo de milímetro; e finalmente as profissionais são construídas em milésimo de milímetro. Esta diferença pode ser sentida no encaixe e no girar de uma rosca ou no girar de um eixo de pedal ou roda. A Escola de Bicicleta considera ruim qualquer produto que seja fabricado com variação em milímetro e há inúmeras bicicletas que apresentam esta condição. São praticamente impossíveis de trabalhar corretamente. O resultado quase sempre é precário.

    Aperto de uma peça
    O ideal é que você treine sua musculatura para sentir a força que está sendo aplicada (torque) e uma boa forma de fazer isto é que vá trabalhando a ferramenta girando ¼ de volta por vez. Em alguns casos esta medida é recomendada até pelo próprio fabricante, principalmente quando se trabalha com ajuste de sistemas de contra porcas de ajuste de eixos (cubos, caixa de direção, caixa de movimento central).
    1º. 1/4 de volta
    2º. 2/4 de volta
    3º. 3/4 de volta

    Medidas - importante saber
    O uso de milímetro em roscas se deve, dentre outras coisas, a um maior nível de precisão e facilidade de trabalho para todos. Há anos houve uma padronização internacional em milímetros. Só em bicicletas de baixo nível de qualidade se encontra medidas de roscas em polegadas.

    Há alguns padrões de passe da rosca, mas no meio da bicicleta é possível encontrar rosca fina e rosca grossa. Quanto mais fina for a rosca mais preciso será o ajuste.

    Sentido da rosca e roscas especiais em uma bicicleta
    Todo parafuso ou porca aperta no sentido horário e desaperta no sentido anti-horário. Mas quando se trata de bicicletas há algumas exceções: as roscas invertidas.
    Toda bicicleta tem duas roscas que são invertidas, ou seja, apertam no sentido anti-horário e soltam no sentido horário. São elas a do pedal e da caixaria de movimento central esquerdos.
     

    desmontar, montar, avaliar
     
    O ideal para um mecânico de bicicleta é que ele não só saiba pedalar, mas que também busque ser um bom ciclista. Só sentindo o rodar da bicicleta é que ele irá perceber seus defeitos ou as qualidades da bicicleta antes e depois do serviço que fez.

    Desmontar
    1. Desmontar ordenadamente, uma coisa por vez
    2. Colocar tudo na ordem de desmonte, peça ao lado de peça, na seqüência de desmontagem
    3. Dispor de material de limpeza necessário para o trabalho
    4. Limpar peça por peça e recolocar na ordem de montagem

    Montar
    1. Colocar as peças na bancada por ordem de montagem

    2. Verificar se as peças se encaixam perfeitamente

    3. Aperto em 4 etapas:
    a) Rosquear com os dedos e sentir como está a rosca:
    Caso sinta aspereza retire a porca ou parafuso e verifique se a rosca está completamente limpa. Lubrifique, se necessário.
    Se a rosca estiver deformada troque o parafuso ou porca

    b) Encostar e verificar se tudo está no lugar correto

    c) Dar o primeiro aperto leve e checar se está tudo bem
    No caso de eixos de rolamento neste primeiro aperto deve-se medir a folga

    d) Segundo aperto leve
    Verificar possível folga e necessidade de reajuste
    Se necessário, soltar o aperto e procurar o ponto correto de ajuste

    e) Dar aperto final e fazer mais uma avaliação do ajuste

    Paradinha básica essencial
    O bom mecânico procura parar, um minuto que seja, entre operações ou processos diferentes. Isto é importante para a cabeça separar cada ação e melhorar o foco em cada etapa ou procedimento. Ou simplesmente para manter distância do trabalho e assim aumentar a capacidade de observação e concentração.
    Uma ótima alternativa é fazer uma pausa para um copo de água, cafézinho ou até mesmo para respirar lá fora. Isto não é perda de tempo porque melhora a concentração e a qualidade do trabalho geral.
     

    resultado estático e resultado dinâmico
     
    Pode haver diferença entre o resultado conseguido com a bicicleta parada ou na bancada e com ela em movimento, por isto é muito importante que se faça um teste na rua, com a bicicleta rodando.

    Uma bicicleta em movimento sofre uma série de solicitações causadas tanto pelo esforço de pedalar do próprio ciclista quanto pelo contato que a bicicleta tem com o chão. Estas torções e vibrações na estrutura e peças da bicicleta podem fazer com que aquilo que funciona bem parado tenha variação de funcionamento em movimento.
    Termine seu trabalho e saia para rua para testá-lo rodando com a bicicleta.
     

    mecânica - prática 3 »
    Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site »