www.escoladebicicleta.com.br
Bicicletaria - 3. Mercado
 

     » contato

     » página de entrada

 
Marketing: Em um mercado competitivo, nesta área é que as maiores diferenças entre as empresas são notadas.

Mas nem sempre quando se fala em marketing estamos falando em investimentos enormes. São pequenas coisas que podem fazer a diferença.
Comecemos com 6 princípios básicos, que serão comentados mais adiante:

1. Nome da bicicletaria e logotipo
Convêm investir um pouco de tempo nisso, pois será de grande valia.

2. Sinalização
Tanto na fachada quanto no interior da loja.

3. Atendimento
Aqui talvez esteja o ponto de maior importância, juntamente com a qualidade dos serviços.

4. Informações precisas
Mantenha-se atualizado para nunca falar bobagens aos clientes.

5. Divulgação
Dizem que o negócio que não é divulgado acaba morrendo. Não há dúvida que sem clientes, nenhum negócio prosperará e, neste caso, devido à natureza do ramo e porte, nunca será possível fazer grandes investimentos em publicidade. Mas com criatividade dá para se fazer algo.

6. Diferenciação
Nunca se esqueça que a mesmice enjoa. Pesquise seus concorrentes e imagine como você poderá fazer algo inovador, diferente.
 

Seis princípios básicos

 
1 - Nome da bicicletaria e logotipo

Tanto o nome como o logotipo, devem estar de alguma forma relacionados com o negócio.
Evite por exemplo nomes como "Bicicletaria do Fulano". Isso pode até funcionar em uma pequena comunidade onde o "Fulano" é uma pessoa muito conhecida, mas de modo geral não traz um bom efeito.

Um nome criativo e um logotipo forte dão origem a um componente chamado "retenção de marca":
é o fenômeno de o cliente ter mais facilidade de memorizar e lembrar-se da marca sempre que precisar.

2 - Sinalização

A instalação da placa na fachada da loja tem uma importância fundamental.
Respeitando-se a legislação local, esta instalação deve ser bem projetada, para ser visível tanto por quem passa de carro, ônibus ou a pé. Isto também influencia na "retenção de marca".

Já no interior da loja, a marca, descrição e preços dos produtos também devem estar padronizados e serem de fácil leitura. Produtos mal identificados geram uma maior carga de trabalho para os vendedores, reduzindo sua produtividade.

3 - Atendimento

Nunca se esqueça que um cliente satisfeito voltará inúmeras vezes e indicará a loja para amigos...
A propaganda boca a boca funciona muito bem nesse ramo. Está provado que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. É de fundamental importância que todos os funcionários diretamente em contato com os clientes estejam cientes disso.

Atenção e simpatia cativam as pessoas, portanto sempre reúna seus funcionários e fale sobre o assunto. Mantenha se possível seus funcionários adequadamente trajados, com algum tipo de identificação da loja, como uma camiseta, um jaleco etc... Mantenha também pelo menos um bebedouro com água gelada na loja e copos descartáveis. Não se esqueça que muitos clientes chegarão pedalando e com sede.

4 - Informações precisas

Um problema comum é a desatualização. Isso gera desconforto nos funcionários quando confrontados com perguntas dos clientes; é fundamental que eles se mantenham atualizados sobre as novidades e características de todos os produtos.
Geralmente os bons fabricantes e distribuidores, que poderão se tornar futuros fornecedores, dispõem de um promotor que ministra treinamentos periódicos no lançamento de novos produtos. Isso manterá os clientes confiantes na competência da sua loja.

5 - Divulgação

Geralmente este tipo de negócio não comporta investimento em publicidade propriamente dita, talvez com exceção dos jornais de bairros etc... A seguir, porém, vão algumas dicas que podem ajudar a divulgar a loja:

  • panfletagem: é algo barato e dependendo da região funciona. Deve conter 1 promoção.

  • passeios de bicicleta: diversas lojas organizam passeios de bicicleta, alguns noturnos.

  • caso você seja um especialista em bicicletas, escreva para as revistas do ramo. Talvez você consiga alguma reportagem gratuita.

  • promoções inteligentes: pense em algo. Um exemplo clássico é "traga um amigo e ganhe uma regulagem grátis de cambio e freios", ou mesmo um desconto na próxima revisão.

  • insista com seus fornecedores para o envio de material promocional dos produtos que você está vendendo e aplique cuidadosamente na loja em pontos estratégicos.

  • um site na Internet deve ser considerado. Os custos baixaram muito e com certeza é muito mais econômico do que anúncios.

    Daí em diante é botar a cabeça para pensar.

    6 - Diferenciação

    A cada dia que passa os produtos e serviços ficam cada vez mais parecidos, e daí a necessidade de diferenciação para se obter uma vantagem competitiva.

    A melhor forma de começar a planejar esta diferenciação é pesquisar o maior número de concorrentes que puder, com especial enfoque na região de abrangência da sua loja. Faça uma lista de méritos e fraquezas de cada um deles e depois compare com seu negócio. Analise bem as informações e veja o que você pode fazer melhor dentro de suas possibilidades.
     

  • 4. Administração »
    Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site »