a bicicleta como modo de transporte |
Ciclo rede Ciclo Rede, como diz o nome, é uma rede de caminhos instituídos em uma determinada área, própria principalmente para ciclistas, mas também pensada para cadeirantes, não-motorizados e pedestres, por onde eles possam se deslocar com segurança e tranqüilidade, mantendo-os, na medida do possível, afastados de vias de tráfego intenso, e locais reconhecidamente considerados perigosos. A base do projeto deve ser o respeito às individualidades e peculiaridades locais. A Ciclo Rede leva em consideração todas as possibilidades de harmonizar o uso da bicicleta com outros modos de transporte, auxiliando assim as demais formas de deslocamento não motorizadas. Potencializa os deslocamentos internos no bairro, fortalecendo a comunidade local e, diminuindo tensões sociais. Facilita o acesso aos serviços disponíveis, locais de interesse e outras opções de equipamento urbano. Aponta para a integração com o sistema de transporte estabelecido. A vivência "in loco" para conhecimento de todos os fatores que geram conflitos, desequilíbrio, desconforto, problemas de fluidez se faz necessária. Partindo deste princípio fica simples entender porque a intervenção não pode ser localizada, mas deve levar em consideração o entorno, o todo, todos. Quanto mais holística for a intervenção, melhor os resultados. Neste sentido é de extrema importância enxergar a "vontade" espontânea da população local. O estabelecimento físico de uma Ciclo Rede se dá por meio do uso de todo e qualquer recurso técnico disponível que dê equilíbrio e eqüidade aos fluxos do trânsito da bicicleta, pedestres, não-motorizados e mesmo motorizados. Ciclovias, ciclofaixas, ciclolinhas, trânsito partilhado, sinalização, traffic calming ou mesmo a retirada de toda e qualquer intervenção regulatória do trânsito devem ser levadas em consideração como opção ou conjunto de opções para cada uma das áreas, localidades, ou mesmo pequenos trechos. O que realmente interessa é alcançar resultados positivos para a qualidade de vida e sustentabilidade do maior número de pessoas e vidas possível.
Mudanças sempre têm custo humano. É necessário aprofundar-se e manter neutralidade para separar as "vontades" que são comodismos das que são pertinentes. Daí se faz necessário informar, formar, treinar, educar. A Ciclo Rede bem implantada diminuirá a ocorrência de casos extremos, onde a única solução é a imposição, ao mínimo.
|
para apresentar a Ciclo Rede ao público |
Há inúmeras formas de apresentação da Ciclo Rede ao público, sendo a mais simples e barata em forma de um folheto trazendo um mapa que detalha a área previamente estudada. O intuito é orientar ou induzir o ciclista a procurar caminhos que sejam seguros e confortáveis, mostrando-lhe uma outra possibilidade de uso da cidade e do bairro. No verso deste mesmo folheto/mapa são disponibilizadas informações sobre segurança no trânsito para ciclistas, leis, locais de interesse e outras informações.
O ideal é que a implantação física da Ciclo Rede receba tratamento de comunicação diferenciado para facilitar a sua leitura, suas indicações e orientações. Nesse sentido, é de grande interesse que se implante totens que deverão ser espalhados em pontos estratégicos.
|
o processo do projeto da Ciclo Rede |
Toda e qualquer transformação numa cidade tem um processo de construção desta transformação. Normalmente os passos são: proposta, pré-projeto, projeto, projeto executivo, execução, entrega e adaptação da população à mudança. Um projeto Ciclo Rede permite inúmeras formas de condução de todo o processo, o que é uma grande vantagem. O ideal é que haja comum acordo com todos envolvidos, conhecimento e compreensão dos processos legais administrativos públicos, e acompanhamento constante das etapas a serem cumpridas. Mas é possível instituir as bases da Ciclo Rede sem intervenções ou obras, simplesmente com acordo social e boa comunicação. Neste caso contorna-se o poder público, bastando manter-se dentro da Lei.
Talvez o único ponto de inflexibilidade do processo seja que o trabalho de mapeamento deve ser executado por ciclistas experientes com conhecimento sobre leis de trânsito, bicicletas e problemas técnicos referentes à segurança e conforto de ciclistas leigos.
|
possibilidades, vantagens e desvantagens |
Possibilidades:
Vantagens:
|
execução de um projeto |
1. definição de área e objetivos primários. 2. estudo de campo. 3. apresentação dos resultados. 4. contato (ou não) com órgãos técnicos. 5. definição de metas e objetivos finais do alcance do Ciclo Rede. 6. criação de estratégia de comunicação, treinamento e educação. 7. confecção do mapa e textos. 8. logística para distribuição do material impresso. 9. distribuição. 10. estrutura de administração e gerenciamento 11. acompanhamento dos resultados e correções necessárias 12. manutenção Ciclo Rede é:
|
construção e apresentação de um mapa |
Construção
|
outros itens importantes |
|
sistema cicloviário |
Sistema Cicloviário Tanto a implantação de ciclovias como de ciclo redes passa pelo conceito de sistema cicloviário, que é composto dos seguintes elementos articulados entre si:
|
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site » |