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capítulo 16. a Bicicleta - Materiais de construção de bicicletas
 
A construção de uma bicicleta sempre foi cheia de pequenos detalhes, o que fazia com que duas bicicletas de marcas distintas, construídas a partir do mesmo conjunto de tubos, tivessem comportamentos muito distintos. A estas diferenças chamamos de "alma da bicicleta".
Os italianos são mestres clássicos na arte de dar alma às bicicletas, principalmente as de competição de estrada.
Hoje em dia é aplicada tanta tecnologia de ponta em certas bicicletas que é muito difícil assimilar o que acontece, até para quem está no ramo de bicicletas.
 
O que se relaciona abaixo são tópicos muito básicos sobre material dos tubos ou de construção de um quadro:
 
Aço
 
  • é o material mais barato
     
  • pesado
     
  • conserto fácil
     
  • sujeito à oxidação
     
    High tensil
     
  • preço baixo
     
  • menos pesado que aço
     
  • boa absorção dos impactos
     
  • conserto fácil
     
  • boa durabilidade
     
  • sujeito à oxidação
     
    Cromo molibdênio
     
  • preço médio / alto
     
  • peso relativamente baixo
     
  • ótima absorção dos impactos
     
  • possibilita controle de torções do quadro - individualização
     
  • tem alma
     
  • a mais longa durabilidade / quadros sofisticados recebem garantia sem limite
     
  • conserto fácil
     
  • menos sujeito à oxidação, mas oxida
     
    Alumínio
     
  • preço baixo
     
  • quando de baixa qualidade, não tão leve como se pode crer
     
  • quando muito sofisticado, é muito leve, se não o mais leve
     
  • quando extremamente leve pode ser delicado
     
  • é menos elástico que o aço; portanto mais áspero no rodar
     
  • conserto difícil
     
  • durabilidade: depende
     
  • pouca oxidação
     
    Titânio
     
  • preço elevado, muito caro
     
  • leve
     
  • boa absorção de impacto
     
  • material de grande elasticidade
     
  • conserto difícil
     
  • não oxida
     
    Fibra de carbono
     
  • preço alto
     
  • peso: depende do uso e projeto
     
  • absorção de impacto: depende do projeto
     
  • permite inúmeras possibilidades de construção
     
  • não permite conserto
     
    Compostos (liga de materiais)
     
  • preço alto
     
  • normalmente leves
     
  • características no pedalar depende do tipo de liga usada e construção
     
  • conserto: depende da liga
     
    Materiais exóticos
     
  • baixa produção
     
  • preço alto
     

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