www.escoladebicicleta.com.br/home
glossário

» Formulário glossário

» Expressões regionais

O Brasil é muito grande, diversificado e tem várias expressões locais.
O nome da bicicleta e suas peças muda de região para região.
Ajude a formar um pequeno dicionário de expressões preenchendo o formulário com os nomes usados em sua região.
Nós, de língua portuguesa, agradecemos sua colaboração.

Visite nossa página "expressões regionais" com as informações enviadas por nossos visitantes do Brasil e de Portugal.

Abaixo apresentamos um glossário ilustrado com as principais peças da bicicleta

Passador de marcha

Controle manual do sistema de mudança de engrenagem das coroas (através do câmbio dianteiro) e do cassete ou da catraca (através do câmbio traseiro).
Em inglês: shifter - aparelhagem para mudar ou variar alguma coisa.

Passador de marcha com manete de freio
Câmbio dianteiro

Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. O câmbio dianteiro realiza a passagem da corrente entre as coroas.
Em inglês: Front derailler

Câmbio traseiro

Mecanismo responsável pela troca de marchas na bicicleta, acionados pela alavanca de câmbio. O cambio traseiro realiza a passagem da corrente entre os anéis dentados do cassete ou da catraca.
Em inglês: Rear derailler

Cassete

Conjunto de anéis dentados, fixados na roda-livre do cubo da roda traseira. Recebe a corrente que vem desde a coroa ou coroas fixada (as) na pedivela.
Em inglês: Cassete

Roda livre

Peça fixada no cubo da roda traseira. Recebe a corrente que vem desde a coroa fixada na pedivela.
Em inglês: Freewheel

Corrente

A corrente é formada por elos e faz a conexão entre a coroa fixada na pedivela e a catraca ou o cassete na roda traseira.
Em inglês: Chain

Conduíte flexível de cabo de aço

Conduz os cabos de aço dos freios a dos câmbios.

Freio

Tipo de freio acionado por cabo de aço através do manete de freio. Ao ser acionado, as sapatas de freio afixadas na peça entram em contato com o aro da roda, forçando a frenagem.
Em inglês: Brake ou Rim brake (freio de aro)

Freio a disco

Peça similar ao freio a disco dos automóveis. Consiste num disco montado no cubo da roda e um conjunto de peças chamado "caliper" (sistema do freio, burrinho, pastilhas etc) preso ao quadro (sistema traseiro) ou ao garfo (sistema dianteiro). Ao ser acionado de forma hidráulica ou mecânica (depende do tipo de freio a disco) comprime as pastilhas no disco realizando a frenagem.
Em inglês: Disc brake

Manete de freio

Alavanca de freio desenhada para freio acionado com cabo de aço.
Em inglês: Brake lever - alavanca de freio.

Garfo

Peça que conecta o sistema de direção (guidão e mesa) à roda dianteira, passando pelo quadro da bicicleta.
Em inglês: Fork.

Garfo com amortecedor

Suspensão dianteira.
Em inglês: Front suspension.

Guidão estrada

Paça tubular fixada no garfo através da mesa.
Em inglês: Road handle-bar.

Guidão Mountain Bike

Em inglês: Mountain bike handle-bar.

Manopla

Peça de borracha colocada no guidão para maior conforto na dirigibilidade da bicicleta.
Em inglês: Grip.

Mesa

Peça que conecta o guidão ao tubo central do garfo.
Em inglês: Stem.

Movimento central

Este tipo de movimento central (cartridge, em inglês, ou cartucho) é instalado no quadro da bicicleta, e nele são fixados as pedivelas nos lados direito e esquerdo.
Em inglês: Bottom bracket.

Pedal

Pedais simples de duas faces de superfície plana para sapatos comuns.
Em inglês: Pedal.

Pedivela com coroas

Pedivela - peça que conecta o pedal ao eixo do movimento central.
Coroa - Anel ou anéis dentados fixados no pedivela.
Em inglês: Crank.

Pneu

Peça de borracha que se encaixa no aro da roda. Recebe dentro dela uma câmara que deve ser inflada numa determinada calibragem para que suporte o peso da bicicleta e do ciclista, realizando uma rodagem segura.
Em inglês: Tire.

Quadro

Chamado a "alma" da bicicleta. Recebe a maioria das peças, tais como garfo, selim, pedivela etc.
Em inglês: Frame.

Cubo de roda com blocagem

O cubo é a peça do meio de uma roda, onde são presos os raios. Consiste num cartucho com rolamentos ou esferas e um eixo passando pelo meio. Este eixo é fixado no garfo (roda dianteira) ou no quadro (roda traseira) através do blocante (blocagem rápida) ou através de porcas (depende do modelo do cubo).
Em inglês: Hub - cubo de roda. Quick release - blocagem rápida.

Rodas

Uma roda é formada por um cubo com blocante ou porcas (dependendo do modelo do cubo), um aro e raios.
Em inglês: Wheel.

Selim

Assento.
Em inglês: Saddle.

Canote de selim

Peça que se fixa no selim para o encaixe no quadro da bicicleta.
Possibilita a regulagem da altura do selim.
Em inglês: Seat Post

Amortecedor traseiro

O amortecedor traseiro é uma peça que usa um tipo de mola e/ou amortecedor para proteger o ciclista e a bicicleta dos efeitos da rodagem em superfícies irregulares. É fixada num quadro especialmente desenhado para isso.
Em inglês: Rear suspension.

Imagens autorizadas: www.shimano.com e www.sram.com