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capítulo 16. a Bicicleta - Geometria e medidas do quadro da bicicleta
 
Geometria é o que define a finalidade e o comportamento que a bicicleta terá.
É o resultado da associação das medidas dos comprimentos dos tubos e ângulos do quadro da bicicleta.
De maneira mais detalhada e sofisticada, é necessário incluir aí todas variáveis de espessura e desenho dos tubos que serão utilizados na construção da bicicleta.
 

 
 
Tubo de selim do quadro da bicicleta = st
 
Essa medida é usada como base para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista e é geralmente a medida do tamanho nominal da bicicleta.

 
  • As bicicletas de estrada ou hibridas são medidas em centímetros (padrão europeu)
  • Mountain bikes, nascidas nos Estados Unidos, são medidas em polegadas
     
    A medida do comprimento tubo de selim é tomada do início desse tubo até o centro do tubo onde se encaixa a pedivela da bicicleta (eixo do movimento central da bicicleta)
     
    Nos diferentes tipos, tamanhos ou marcas de bicicletas esse tubo pode apresentar, além de comprimentos diferentes, diâmetros diferentes
     
    Alguns fabricantes tomam a medida do centro do eixo de movimento central ao centro do tubo superior
     

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    Tubo superior do quadro da bicicleta = tt
     
    Medida do comprimento tubo superior do quadro, bastante importante e usada como base para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista
     
    Essa medida de comprimento é tomada do centro do tubo dianteiro ao centro do tubo de selim, em linha reta paralela ao chão
     

     
     
    Tubo dianteiro do quadro da bicicleta = ht
    Medida do comprimento tubo dianteiro do quadro, tomada do inicio ao final do tubo
     
    Tubo onde se encaixa o garfo da bicicleta
     

     
     
    Ângulo do tubo de selim e ângulo do tubo dianteiro da bicicleta
    O equilíbrio dinâmico da bicicleta também é muito influenciado pelas medidas dos ângulos do tubo dianteiro de caixa de direção e caster do garfo (hta)
     
    Variações do ângulo do tubo de selim servem normalmente para mudar a postura e o conjunto muscular que o ciclista usará pedalando (sta)
     

     
     
    Tubo inferior traseiro do quadro da bicicleta = rc
    Chainstay mais longo:
  • maior a "torção" da traseira da bicicleta
  • mais conforto no pedalar pela absorção de impactos na traseira
  • mais lenta a bicicleta
     
    Chainstay mais curto:
  • menor absorção de impactos na traseira da bicicleta
  • desempenho melhor em subidas e sprints
  • bicicleta mais agressiva
     

  •  
     
    Altura do tubo superior da bicicleta em relação ao chão e ao ciclista
    Medida do chão até o ponto do tubo superior onde o ciclista, com os pés no chão, mantém a bicicleta entre as pernas. Essa é uma das mais importantes medidas da bicicleta:
     
  • essa medida deve ser sempre inferior a medida do "cavalo" do ciclista
  • para evitar desconforto e acidentes deve haver uma folga de 2 a 8 cm entre o cavalo do ciclista e o tubo superior
  • nas bicicletas de corrida (speed), híbridas e estradeiras essa folga pode estar mais próxima dos 2 cm
  • nas Mountain Bikes a folga deve estar bem próxima a 8 cm ou mais, dependendo da modalidade do esporte
     

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    Distância entre eixos
    Medida mais longa, ideal para iniciantes
  • a bicicleta tem reações mais lentas e previsíveis
  • são mais confortáveis pois absorvem melhor os impactos do solo
  • proporcionam maior estabilidade ao ciclista
     
    Medida curta, ideal para profissionais
  • quanto mais curta é a bicicleta, mais rápidas são suas reações tanto direcionais como nas respostas à força do ciclista
     
    Bicicletas de competição costumam ser bem mais curtas que bicicletas de passeio ou para iniciantes.
     

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