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Cultura da bicicleta

Como dizem: tão importante quando o ato em si é o antes e o depois. Para gozar bem os prazeres da bicicleta a técnica é exatamente a mesma. É tê-la bem tratada, ajustada e lubrificada, subir nela com o devido cuidado e carinho, movimentar as pernas com força, firmeza e delicadeza ao mesmo tempo, e alcançar juntos - você e a bicicleta - o paraíso. E depois do prazer nada melhor que sentar, trocar olhares e conversar. Pedir uma bebida que mate bem a sede, recomponha as forças e sirva de motivo para uma boa conversa em companhia de amigos.

Mesmo uma pedalada memorável será muito melhor se houver o antes e o depois. E a conversa do depois ajuda muito a fixar na memória os bons momentos, o prazer. Prazer sempre traz mais prazer. Não vou entrar aqui em neuro-linguística, tampouco em religião ou mesmo no Kama Sutra (Kama Sutra?), mas está provado cientificamente que fixar boas informações no cérebro é extremamente importante para a saúde. Assim como está provado que o cérebro pode ser imaginado como um músculo e todo estímulo que recebe faz com que ele ganhe em resistência e agilidade. É óbvio que quanto melhor a qualidade do estímulo melhor será o resultado. E aí vem a "cultura".
Hoje há uma necessidade frenética de aprender ou educar-se. A maioria usa sua cultura para colocar meia dúzia de palavras bonitas numa conversa. Quem sabe pode! "É lindiu!" diria seu Cleiton. Baboseira é que não falta.

A cultura da bicicleta é muito mais vasta e complexa do se possa imaginar. Como conversa de botequim começa por feitos pessoais, de outros, do ciclismo esportivo, nomes, sobre o que está a venda na bicicletaria..., e tem muito o que falar sobre o cotidiano. Mas pode seguir pela sociologia, economia, ambientalismo, tecnologia de ponta, política de transportes e desenvolvimento urbano. Estes são temas atuais. Mas a conversa pode caminhar pela história, e quanta história! No fervilhante século XIX, com sua revolução industrial e comercial a pleno vapor, a bicicleta é uma revolução dentro da revolução. Em diversas áreas, fonte de inúmeras e importantíssimas inovações, invenções para todos gostos, com a imaginação do pessoal de então indo tão longe que não raro chegaram ao delírio, alguns tornados realidade. É simples dimensionar o que aconteceu: o Departamento de Patentes Americano na virada para o século XX chegou a estar dividido em dois departamentos: bicicletas, e outros.
É bom sempre lembrar que este aparentemente rudimentar veículo de duas rodas, de simples sistema de direção, de transmissão, de freios e um selim fixo, deu as bases para a invenção da moto, do automóvel e até mesmo do avião; dentre outros. Ajudou a fortalecer os importantíssimos movimentos sociais. Mexeu em valores individuais e coletivos, mudou o pensar urbano, ensinou o caminho da liberdade. Fez seus usuários mais sadios, a sociedade mais equilibrada. Foi e continua sendo revolucionária. São fatos muito pouco conhecidos, mas que com um pouco de busca na Internet são facilmente encontrados. Não precisa sair deste site, basta ir para a página "links" e buscar por "museus".
Cultura é o caminho para chegar com objetividade a um corpo e alma sadios, portanto à felicidade. Não seria difícil dizer que uma conversa superficial e fugaz leva a uma qualidade de ciclismo também superficial e fugaz, portanto pobre.

 
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