www.escoladebicicleta.com.br
capítulo 16. a Bicicleta - ajuste da bicicleta para o ciclista
 
altura média do ciclista
metros
 
1,50 - 1,60
1,60 - 1,70
1,70 - 1,80
1,80 - 1,90
1,90 -
 
tamanho do quadro
Mountain Bike
em polegadas
15
16 ou 17
18 - 20
21 - 22
22 -
 
tamanho do quadro
Bicicleta de Estrada
em centímetros
48
50, 52, 54
54, 55, 56
57, 58
60, 62
 
Há algumas variações na forma utilizada pelos fabricantes para medir suas bicicletas (Mountain Bike). Portanto, é possível encontrar bicicletas de idênticas medidas, mas que por suas aparências, dão a idéia de tamanhos diferentes.

O tamanho correto de uma bicicleta de estrada ou profissional, bem como seu ajuste ao ciclista, deve ser estabelecida por um profissional especializado.

Abaixo ilustramos duas sugestões para o ajuste de sua bicicleta:

1) Sugestão para bicicletas sem amortecedor

Ajuste de selim: Três dedos abaixo, partindo da parte mais alta do osso da bacia, na lateral do corpo.

Distância entre a ponta do selim e a caixa de direção da bicicleta é igual a distância do cotovelo às pontas dos dedos indicador e anular do ciclista.

2) Sugestão para bicicletas em geral

A altura do cavalo x 0,88 é igual à medida do selim até o centro do eixo do movimento central da bicicleta, conforme o desenho. Os pés devem estar descalços e o ciclista deve estar vestido com a roupa que habitualmente utiliza para pedalar.

Na prática quando sair para pedalar mais relaxadamente, em um percurso urbano, o uso do selim mais baixo é mais confortável. Numa saída mais longa ou num treino em asfalto ou terra, o uso do selim mais alto solicita mais o corpo como um todo, segundo alguns estudiosos. Ainda assim, pode ser previdente sair com calma e selim mais baixo e só aumentar a altura do selim depois que o corpo estiver aquecido. Essa mudança de altura do selim pode variar até 6 centímetros.
 

página de entrada mapa do site contato vg.webmaster
Escola de Bicicleta - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página sem prévia autorização. Política do Site »